Aprimore seu inglês através de músicas, livros, filmes e cultura em geral, matricule-se nos Cursos de Férias e nos Cursos de Curta Duração para Professores de Inglês da Summit for Teachers agora Cursos Online!
O Poder da Música no Ensino do Inglês
Autora: Tani Brzostek Muller
Você já usou músicas para ensinar inglês?
Aposto que já, músicas são ótimas para enriquecer o vocabulário, há inúmeras palavras para se escolher, das simples às complexas, das formais às gírias, sem contar que músicas são um ótimo exercício de listening.
Como a música ajuda no aprendizado?
O aprendizado e a memorização de uma música são mais fáceis e rápidos do que a memorização de palavras fora de contexto. A melodia e o ritmo ajudam na memorização. As rimas, normalmente presentes nas letras de músicas, são outra característica que nos auxilia a decorar as frases quase sem esforço.
E o melhor de tudo: Você pode usar músicas não só para ensinar palavras soltas, mas também para ensinar phrasal verbs, collocations, pontos gramaticais, ditados (sayings), as possibilidades são infinitas!
Veja alguns exemplos:
• Phrasal verbs: Sabe aquelas listas de phrasal verbs tão difíceis de decorar? Você pode buscar phrasal verbs em músicas! Por estarem imersos no contexto, fica mais fácil entender seu significado e, claro, ao decorar a música o aluno vai retê-los facilmente na memória.
Veja dois exemplos:
• Do without someone / something: (to succeed in living or working without someone or something)
A música Shout, do grupo Tears for Fears, apresenta este phrasal verb logo no início, veja:
“Shout
Shout
Let it all out
These are the things I can do without
Come on
I’m talking to you
Come on…”
• To let somebody down (to disappoint someone by failing to do what you agreed to do or were expected to do)
Este phrasal verb está no título e é repetido várias vezes na música Don’t let me Down, dos Beatles, super fácil de decorar!
• Gramática: Você já pensou que pode usar as músicas para ilustrar e fixar um ponto gramatical ensinado? Dessa maneira você expõe o aluno ao uso deste ponto de mais uma maneira! Veja os exemplos abaixo:
• Second Conditional:
A linda e emocionante música de Eric Clapton Tears in Heaven é recheada de conditionals!
“Would you know my name
If I saw you in heaven?
Would it be the same
If I saw you in heaven?
Would you hold my hand
If I saw you in heaven?
Would you help me stand
If I saw you in heaven?
…”
• Present Perfect:
A tão conhecida música We Are The Champions, do Queen, tem vários exemplos deste verb tense, veja:
“I’ve paid my dues
Time after time
I’ve done my sentence
But committed no crime
And bad mistakes
I’ve made a few
I’ve had my share of sand kicked in my face
But I’ve come through
…”
E o uso de “Have you ever” no present perfect é perfeitamente ilustrado na música Have you ever seen the rain? do grupo Creedence Clearwater Revival:
“I wanna know have you ever seen the rain?
Coming down on a sunny day”
• Collocations: Nada mais difícil do que decorar qual a palavra que “vai” com a outra, que costuma ser usada com ela. A música pode ajudar, você já ensina o par de palavras juntas! Veja este exemplo, a música Every Breath You Take da Banda The Police, onde estão várias collocations como take a breath, make a move, break a bond, break a vow, stake a claim entre outras.
“Every breath you take
Every move you make
Every bond you break
Every step you take
I’ll be watching you
…
Every move you make
Every vow you break
Every smile you fake
Every claim you stake
I’ll be watching you…”
• Sayings:
Os ditados também podem ser encontrados em letras de música para serem ensinados. Um exemplo:
“All that glitters is not gold” (an aphorism stating that not everything that looks precious or true turns out to be so. This can be applied to just about any experience in life.)
Esse ditado aparece, modificado para o afirmativo, na música Stairway to Heaven do Led Zepellin!
Estes são só alguns exemplos dos múltiplos pontos que podem ser ensinados com o auxílio das músicas.
Seus alunos vão gostar e com certeza vão aprender!
Então, como canta Rihanna, Please don’t stop the music!